Foi apresentado em primeira mão pela Profa. Patricia Moura o artigo baseado na Disssertação de Mestrado "Coleção Etnográfica Loreto-Paranaguá-Schoeller: a Trajetória de uma Coleção Brasileira Expatriada
Bem recebida pelo público, procurou despertar os alunos e profissionais da área das Ciências Humanas para o problema da falta de incentivo a pesquisas e da falta de parcerias institucionais internacionais de longa duração que objetivem o estudo das coleções brasileiras nos arquivos e museus europeus.
Grande parte deste patrimônio, a exemplo da coleção Loreto-Paranaguá encontram-se guardadas nas reservas tecnicas há mais debum século sem que tenham sido expostas, justamente pela falta de documentação original vinculada - o que impede os trâmites quase orgânicos dos museus que se dedicam a pesquisa de suas coleções a partir dos insumos informacionais que em grande parte, nos dias de hoje, é pré requesito para que sejam aceitas como objetos a serem musealizados.
Incentivar pesquisadores a se informarem sobre a existênvias dessas coleções e lançar esforços no sentido de promover novas pesquisas na area da Museologia foi um dos propositos da apresentação.
O artigo fara parte dos anais do 14 Seminario Nacional de Historia das Ciencias e poderá ser acessado logo após neste espaço de comunicação.
Para acessarem a autora, enviem email para projetoaustria@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário